ÁCIDO HIALURÔNICO

O acido hialurônico é produzido naturalmente por células da membrana sinovial e, junto a outras moléculas, compõe o “liquido sinovial“, responsável pela lubrificação e nutrição do tecido cartilaginoso. O ácido hialurônico é componente de importantes líquidos do corpo, como, por exemplo, o líquido sinovial, que tem a função de lubrificar as articulações sinoviais.  

O que é cartilagem?

 

A cartilagem é a estrutura que reveste e protege as superfícies de uma articulação. Suas principais funções são proteger a articulação de impactos e sobrecargas, além de diminuir o atrito durante o movimento articular.

ARTROSE

Tratamento para artrose, artrite, osteoartrite. Confira a baixo os benefícios deste tratamento para articulações.

A artrose é uma doença que ataca as articulações, gerando um desgaste da cartilagem, causando dor, inchaço e limitação de movimentos. As áreas mais afetadas são as articulações das mãos, pés, coluna, joelho e quadris. A doença cartilaginosa, tanto a traumática aguda, quanto a degenerativa (artrose), é uma doença de origem multifatorial que leva à degeneração da cartilagem articular, afetando todos os componentes da articulação. A cartilagem por não ter vasos sanguíneos, apresenta grande dificuldade para cicatrizar lesões, que podem progredir com o tempo. É um processo lento, progressivo e desabilitante, com alta prevalência na população adulta ativa, ligada a práticas esportivas. Entre os fatores de predisposição à artrose, podemos destacar: passado de trauma ou deformidades articulares, idade avançada, obesidade, entre outros fatores que levam a sobrecarga articular. Os pacientes com artrose geralmente apresentam dor articular, rigidez e perda progressiva dos movimentos.


As principais opções de tratamento não cirúrgico incluem analgésicos, anti-inflamatórios, drogas modificadoras da doença e as injeções intra- articulares de corticosteroides e de ácido hialurônico (visco suplementação).

O tratamento inicial exige mudanças nos hábitos de vida dos pacientes, como perda de peso, fortalecimento e alongamento musculares, minimização dos esforços na junta acometida, fisioterapia e o uso de suplementos articulares. Os viscossuplementos são produtos de aspecto gelatinoso compostos de ÁCIDO HIALURÔNICO, substância fundamental para a manutenção da cartilagem articular. O tratamento com ácido hialurônico é realizado dentro da articulação, podendo ser guiado pela ultrassonografia, ajudando a minimizar os sintomas e os efeitos causados pela inflamação e a deterioração da cartilagem que ocorre nos casos de artrose. Em outras palavras, o tratamento ajuda na:

  • Redução da ativação de células inflamatórias responsáveis pelo desencadeamento da cascata inflamatória que causa destruição articular da artrose. 

  • Estímulo da produção do próprio  acido hialurônico (endógeno), com melhoria da viscosidade do líquido sinovial

  • Estabilização da degradação da matriz cartilaginosa. 

  • Estímulo da produção de células cartilaginosas e do colágeno tipo II. 

  • Analgesia prolongada .

Procure sempre um médico especialista.

©   Eletrofisiologia Clinica. Todos os Direitos reservados.

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram