A acupuntura é uma terapia milenar de origem chinesa sendo um dos componentes da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Normalmente é realizada através da inserção de agulhas em pontos específicos do corpo estimulando receptores periféricos que promovem uma modulação no sistema nervoso. Assim promove um equilíbrio energético e orgânico do indivíduo e consequentemente trata com bons resultados as doenças do corpo e da alma e suas sequelas.

As técnicas de acupuntura baseiam-se na filosofia chinesa de que o corpo é movido por energia e que flui através dos meridianos (vias imaginárias e interligadas) de forma harmônica. Nos casos de um desequilíbrio, de uma desarmonia, seja por um ataque de agente/patógeno externo ou por uma reação da mente, por exemplo, o corpo reage de várias formas (doença, dor, depressão, ansiedade, insônia...)

Por isso, o objetivo do tratamento com acupuntura é restabelecer o equilíbrio do corpo e da mente, facilitando a circulação de energia, desencadeando efeitos analgésicos e anti-inflamatórios, equilíbrio mental e corporal.

Nos últimos 50 anos a acupuntura foi amplamente difundida do oriente para o ocidente. E a grande conquista como ciência foi a descoberta de que o tratamento com acupuntura libera substâncias como neurotransmissores produzindo efeitos importantes, tais como analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular, além da ação moduladora sobre as emoções, o sistema endócrino e imunológico e sobre várias outras funções orgânicas. E assim comprovando cientificamente o porquê da eficiência do tratamento com a acupuntura.

A acupuntura é uma especialidade médica pois necessita de um diagnóstico, acompanhamento e tratamento correto não somente na visão da MTC (Medicina Tradicional Chinesa), mas na visão ocidental e diante dos avanços da medicina moderna e contemporânea. Por isso o médico acupunturiatra na consulta inicial realiza a anamnese, o exame físico, pode solicitar exames e medicar, se necessário, além do tratamento com acupuntura para a melhor evolução e bem-estar do paciente. Ele também tem o conhecimento quando uma patologia não deve ser somente através da acupuntura, por exemplo, na hipótese diagnóstica de um câncer, onde sabemos que o tratamento correto, precoce é muito importante para a cura. É a sabedoria milenar e a ciência moderna cada vez mais avançada trabalhando juntas em harmonia.

Os inúmeros trabalhos científicos atribuídos à acupuntura nos últimos anos nos tratamentos neurológicos, psiquiátricos, reumatológicos, ortopédicos, respiratórios, digestivos, infertilidade e outros, fizeram com que o Organização Mundial de Saúde reconhecesse inúmeras patologias tratáveis com a acupuntura. E essa lista é constantemente atualizada, já que os trabalhos científicos estão em uma crescente.

Dentro da acupuntura podemos associar várias técnicas como a auriculoterapia, cranioacupuntura, ventosaterapia, eletroacupuntura, moxabustão e outras.

Diante de inúmeras possibilidades de tratamento, da responsabilidade diagnóstica e terapêutica médica, procure sempre o médico Acupunturiatra para uma avaliação.

O NURI possui profissionais habilitados, especialistas, sempre atualizados  para melhor atendê-lo.

Entre em contato e agende seu horário com nossa médica acupunturista.

ACUPUNTURA MEDICA.jpg

ACUPUNTURA

TERAPIA