top of page

HIPERIDROSE

A Hiperidrose é uma condição que provoca suor excessivo. Os pacientes  podem suar mesmo em repouso. É normal suar quando está calor, ou durante a prática de atividade físicas, ou em certas situações específicas.

Porém, a sudorese excessiva ocorre mesmo sem a presença de qualquer desses fatores. A hiperidrose pode decorrer de diferentes causas, como fatores emocionais, hereditários ou doenças. Diferentes regiões do corpo podem ser acometidas pela hiperidrose: axilas, palma das mãos, rosto, cabeça, sola dos pés e virilha.

Quando há transpiração extrema, esta pode ser embaraçosa, desconfortável, indutora de ansiedade e se tornar incapacitante. Pode perturbar todos os aspectos da vida de uma pessoa, desde a escolha da carreira e atividades recreativas até relacionamentos, bem-estar emocional e autoimagem.

 

Sintomas

 

O principal sintoma da hiperidrose é o suor excessivo, seja em todo o corpo, sejam em áreas localizadas, como axilas, mãos, pés ou rosto.

 

 Tratamentos

 

Antitranspirantes: sudorese excessiva pode ser controlada com fortes antitranspirantes.

Medicamentos: drogas anticolinérgicas ajudam a impedir a estimulação das glândulas sudoríparas, mas, embora eficazes para alguns pacientes, é pouco receitado. 

Iontoforese: Este procedimento usa eletricidade para “desligar” temporariamente a glândula do suor e é mais eficaz para a transpiração das mãos e dos pés. Os efeitos colaterais, embora raro, incluem bolhas e rachaduras da pele.

Toxina botulínica tipo A: A aplicação da Toxina Botulínica nas axilas, mãos, pés, ou em outros locais reduz eficazmente o suor. O procedimento é realizado no ambiente do consultório médico, e o paciente pode retornar as suas atividades normais no mesmo dia. O Tratamento com a Toxina Botulínica não e definitivo, e suas reaplicações podem ser feitas na medida em que a sudorese for voltando. A vantagem da a Toxina Botulínica  é que não apresenta nenhum risco, e não é cirúrgico.

bottom of page