• NURI | Eletrofisiologia

O que é Eletroneuromiografia?



A eletroneuromiografia é um exame para diagnosticar doenças dos nervos e músculos, através do registro da condução elétrica dos nervos e da atividade elétrica dos músculos. Sendo assim é composto de duas fases, a eletroneurografia (estudo dos nervos) e a eletromiografia (estudo dos músculos).

A eletroneurografia avalia a neurocondução apos a estimulação elétrica dos nervos, analisando a resposta motora, sensitiva, mista ou autônoma. A eletromiografia avalia a atividade elétrica muscular em repouso e apos contração.

Esse exame é mais solicitado em casos de polineuropatia diabética ou etílica, neuropatia compressiva (síndrome do túnel do carpo, hérnia de disco lombar ou cervical), lesão traumáticas dos nervos, doenças musculares, e movimentos involuntários, entre outros.

Como é feito

O exame é realizado por um médico especializado, sendo feito em duas fases, na primeira, fixam-se eletrodos na pele para o estimulo dos nervos, realizado em vários pontos da área em estudo, e depois introduz eletrodos finos como agulha de acupuntura nos músculos, para analisar a atividade dos músculos.

#eletroneuromiografia #exame

©   Eletrofisiologia Clinica. Todos os Direitos reservados.

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram