top of page

BLOG

Osteoporose



07 Coisas que você precisa saber sobre osteoporose

01. Osteoporose é muito comum!

A osteoporose é o distúrbio osteometabólico mais comum. Acomete mais de 200 milhões de mulheres no mundo todo. É mais comum no sexo feminino, cerca de 80% dos casos. Uma a cada 04 mulheres com mais de 50 anos desenvolve a doença. No Brasil, a cada ano, ocorrem cerca de 2,4 milhões de fraturas decorrentes da osteoporose.

02. Osteoporose não doí.

A osteoporose é uma condição em que os ossos se tornam mais frágeis e propensos a fraturas. No entanto, ela não causa dor antes que uma fratura ocorra. É muito comum haver confusão entre “osteoporose” e “artrose”. A artrose é uma condição em que se observa desgaste da cartilagem de uma junta (articulação), tornando os movimentos mais dolorosos e limitados. Uma mesma pessoa pode ter osteoporose e artrose ao mesmo tempo, mas essas duas doenças têm critérios diagnósticos e tratamentos distintos.

03. Causa comum de fratura

A osteoporose é, sem dúvida, a causa mais comum de fraturas em idosos e mulheres após a menopausa. A osteoporose não tratada evolui com perda progressiva da resistência óssea. As fraturas mais comuns nesses pacientes são: vértebras, fêmur, úmero e rádio. É importante salientar que as fraturas do fêmur podem ser uma causa significativa de sofrimento e mortalidade.

04. Diagnóstico

O método mais usado para diagnóstico de osteoporose é a densitometria óssea. Todas as mulheres com mais de 65 anos e homens com mais de 70 anos devem fazer a densitometria óssea anualmente. Mas ATENÇÃO: Mulheres pós menopausa mais jovens e homens com idade entre 50 e 70 anos, que possuam algum fator de risco a seguir, também devem fazer a densitometria óssea.

05. Fatores de risco para osteoporose

Além da menopausa e o envelhecimento, existem outros fatores de risco para osteoporose. São eles: raça branca, etilismo, tabagismo, vida sedentária, baixa ingesta de cálcio, deficiência de vitamina D, uso crônico de corticoide, distúrbios hormonais (hipertireoidismo, hiperparatireoidismo, doença de Cushing, e deficiências de hormônios sexuais), história familiar de osteoporose e/ou fratura de fêmur.

06. Prevenção

O risco de desenvolver osteoporose pode ser reduzido, através de algumas medidas preventivas, como: ingestão adequada de cálcio, exposição solar adequada e reposição de vitamina D, além da prática regular de atividade física. É importante lembrar, que essas medidas devem sem incentivadas desde a infância, para a formação de ossos fortes (massa óssea adequada).

07. Tratamento:

Existem algumas medicações, que podem diminuir a perda óssea e evitar a piora da osteoporose. É importante associar as medidas preventivas acima ao tratamento medicamentoso da osteoporose para melhores resultados.

Para maiores esclarecimentos, investigação diagnóstica e tratamento adequado, procure um médico especialista.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page