• NURI | Eletrofisiologia

Neuralgia Herpética e Tratamento com Botox ®


O que é Neuralgia Pós Herpética?

Neuralgia pós-herpética é uma doença que afeta os nervos e a pele. É uma complicação do herpes-zóster (conhecido como herpes).

O herpes é uma erupção cutânea com bolhas (dolorosas), causada por uma reativação de um vírus chamado varicela-zoster.

Quando a dor causada pelo herpes permanece após a erupção, e as bolhas desaparecerem, o quadro é chamado de neuralgia pós-herpética. Neuralgia pós-herpética é a complicação mais comum do herpes. Ela ocorre quando os nervos de uma pessoa ficam lesionados durante um surto de herpes. Os nervos danificados não podem enviar mensagens da pele para o cérebro e estas mensagens podem se tornar confusas. Isso resulta em dor crônica e grave que podem durar meses ou anos. Cerca de 20 por cento das pessoas portadoras de herpes também desenvolvem neuralgia pós-herpética (Stankus, et al., 2000).

Sintomas

O herpes normalmente provoca uma erupção cutânea dolorosa com bolhas. Os sinais e sintomas comuns da neuralgia pós-herpética incluem:

-Dor que continua de um a três meses no mesmo local que o herpes ocorreu, mesmo após a erupção cutânea ter desaparecido;

-Sensação de queimação na pele, até mesmo causada pela menor pressão;

-Sensibilidade ao toque ou mudanças de temperatura.

Tratamento

Em teoria, a toxina botulínica tem potenciais vantagens quando comparada a analgésicos orais, seja por sua longa duração de ação (aproximadamente três meses), pela facilidade de ser administrada diretamente no ponto doloroso, por sua excelente tolerabilidade, seja por seu perfil de segurança e ausência de efeitos colaterais.

As técnicas de aplicação variam quanto à disposição na área afetada.

Conclusão

O Botox ® pode ser considerada uma excelente opção na terapêutica da dor neuropática crônica, particularmente na NPH (Neuralgia Pós Herpética), condição capaz de melhorar amplamente a qualidade de vida dos pacientes e na qual os tratamentos atuais são pouco satisfatórios além de, muitas vezes, limitados por efeitos colaterais graves.

#botox #neuralgia

©   Eletrofisiologia Clinica. Todos os Direitos reservados.

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram