top of page

BLOG

O poder da CHIA


POR QUE A CHIA É UM GRÃO TÃO PODEROSO ?

A CHIA Um dos alimentos mais ricos na tabela nutricional, tanto é que ganhou a atenção de vários pesquisadores do mundo inteiro. A Salvia Hispânica mais conhecida popularmente como Chia é uma semente que tem propriedades nutritivas bem especiais. Foi descoberta há mais de 250 anos, era muito consumido pelos astecas, no México. O que torna este alimento tão poderoso são seus principais componentes nutricionais. Tais como: fibra, magnésio, potássio, cálcio, proteína e o ômega-3

QUAIS OS MAIORES BENEFÍCIOS DA CHIA ?

Esta poderosa semente merece ser destacada por outros importantes benefícios.

São eles:

Melhora a saúde intestinal:

também devido ao conteúdo de fibras, as sementes de chia aumentam os movimentos intestinais, evitando a prisão de ventre, por exemplo;

Reduz o risco de doenças cardiovasculares:

contém ômega 3 que é capaz de reduzir a gordura visceral o que já é um fator de proteção para os doentes do coração.

Evita o envelhecimento precoce:

tem antioxidantes que combatem os radicais livres, evitando o envelhecimento das células.

Ação anti-inflamatória:

A semente fornece o ômega3 que contém uma propriedade de combater qualquer inflamação do organismo.

Ação antioxidante:

Que combate a ação que levam ao envelhecimento precoce.

Controla a diabete:

Devido ao seu alto teor de fibras, a chia ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina, melhorando a glicemia, após a refeição. As fibras retardam a absorção de açúcares pelo intestino. O que ajuda a manter o açúcar no sangue controlado.

Dietas de emagrecimento ou manutenção do peso:

A chia por ser uma semente de fonte de fibras solúveis, forma uma substância gelatinosa no estômago, tornando assim a digestão mais lenta e dando mais saciedade.

Reduz a ansiedade:

A semente de chia absorve muita água. Além de fibras solúveis. Auxiliam na digestão de carboidratos e gorduras e, automaticamente, na liberação de energia na corrente sanguínea.

Resumidamente a chia reduz o colesterol e triglicérides:

Além de controlar a glicemia, Ainda ajuda na formação óssea, melhora imunidade do organismo, garante no funcionamento intestinal, elimina toxinas e gorduras do corpo, fortalecimento muscular e controla a pressão sanguínea da pessoa.

O CONSUMO EXCEDIDO PODE CAUSAR ALGUM DANO AO ORGANISMO ?

Não há contraindicação, qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, o excesso poderá levar um aumento de peso já que esta semente tem um valor alto de calorias. Por cada colher, são aproximadamente 85 calorias. Não há uma regra mas o aconselhável é que com apenas 2 a 3 colheres de sopa cheia de chia são suficientes para os benefícios da saúde.

QUAL A MELHOR MANEIRA DE CONSUMIR A CHIA ?

Uma das maneiras mais comuns de comer semente de chia é transformá-las em gel.

A chia absorve grandes quantidades de líquido muito rapidamente. Geralmente em 10 minutos elas já atingiram a absorção máxima e ficam com a consistência de um gel.

Você pode fazer um bom gel de chia misturando cerca 1/3 xícara de sementes para 2 copos de água. Mexa bem para que não haja aglomerações e guarde o gel em um pote com tampa.

Você pode guardar o gel na geladeira e comer com uma colher quando quiser. O gel de chia pode ficar na geladeira por até três dias, sem perder os nutrientes.

Polvilhe as sementes cruas no mingau de aveia, iogurte ou outro alimento molhado. Isso porque as sementes absorvem a umidade e tornam-se gelatinosas, incorporando-se bem a qualquer prato salgado ou doce.

Para o café da manhã, experimente polvilhar uma ou duas colheres de sopa de sementes de chia sobre o mingau, iogurte ou granola/cereal matinal com leite.

Para um lanche bem leve e cheio de proteínas, misture 1 ou 2 colheres de sopa de sementes de chia em uma xícara de queijo cottage ou ricota.

Misture as sementes de chia no recheio tipo patê dos sanduíches. Por exemplo, um recheio de atum ou ovo com maionese ou requeijão ganha fibras e ainda mais proteínas. Até mesmo o creme de avelã ou amendoim pode levar as sementes antes de serem passados no pão integral ou tapioca Misture as sementes de chia em pães e outros assados. Em vez de moer as sementes de chia e transformá-las em farinha, você pode adicioná-las a toda uma variedade de pães à base de farinha. Acrescente 3 a 4 colheres de sopa de sementes de chia ao seu pão integral favorito, biscoito integral, tapioca.

O CONSUMO DA CHIA PREVINE CONTRA DIABETES ?

Um estudo do Departamento de Alimentos e Nutrição da Unicamp, em Campinas (SP), revelou que, além das propriedades nutritivas, o consumo da semente ou do óleo da chia pode ajudar na prevenção de vários tipos de doenças, entre elas o câncer e o mal de Alzheimer.

que ela PODE AJUDAR A PREVENIR O CÂNCER, DIABETES e, pela primeira vez, o MAL DE ALZHEIMER. Segundo os pesquisadores, a quantidade de antioxidantes nela é tão grande (tanto na semente quanto no óleo), que é CAPAZ DE ATUAR NO ENVELHECIMENTO PRECOCE DAS CÉLULAS.

As análises começaram há quatro anos e revelaram ainda que a semente apresenta PROPRIEDADES ANTI-INFLAMATÓRIA no organismo, além de abaixar os níveis de colesterol em torno de 30% a 40%, e de aumentar a concentração de ômega-3 em ratos magros e obesos. Como resultado direto, você tem MUITO MENOS CHANCES DE ENFRENTAR PROBLEMAS CARDÍACOS. Fora todos esses benefícios, a chia MINIMIZA A QUANTIA DE AÇÚCAR NO SANGUE e regula o índice glicêmico.

“Em uma salada de frutas salpicada com suas sementes, a FRUTOSE (CARBOIDRATO DA FRUTA) É ABSORVIDA LENTAMENTE. Esse é o principal objetivo no tratamento dietoterápico do diabetes”,

COMO A CHIA AUXILIA NO EMAGRECIMENTO ?

A ligação da chia com a perda de peso acontece porque a semente incha e aumenta em até dez vezes seu peso ao ter contato com a água. Esse processo resulta na formação de um retículo, que dá origem a soluções de alta viscosidade responsáveis por auxiliar o funcionamento do metabolismo lipídico. No estômago, a chia retarda o esvaziamento gástrico, ajudando a reduzir o apetite e aumentando a sensação de saciedade. Em cada 100 g de semente existem 595 Kcal de energia, 16 g de proteínas, 44 g de carboidratos e 31 g de lipídios. A ingestão de duas colheres de sobremesa de chia diariamente. A dica é ingerir a semente cerca de 30 minutos antes das refeições. "O consumo da chia é um auxiliar no processo de perda de peso. O seu uso sem nenhuma mudança no planejamento alimentar e também sem a adoção da atividade física, não vai promover o emagrecimento esperado.".

Ou seja, a chia tem uma característica muito importante [para o emagrecimento]. Ela aumenta até 12 vezes de tamanho quando em contato com água ou outros líquidos, por conta de suas fibras solúveis. Quando a ingerimos, então, ela faz volume no estômago. Cerca de 30 minutos depois, começa a chegar ao intestino. Com isso, os hormônios que avisam ao cérebro que o corpo já foi alimentado começam a entrar em ação, ativando mais rapidamente a saciedade. Assim, é possível controlar melhor a fome.

A CHIA PODE COMBATER O COLESTEROL ?

Entre as propriedades desse milagroso grão estão a diminuição do colesterol, dos índices glicêmicos e uma ajuda extra para eliminar aqueles quilinhos a mais. Quando chega ao estômago, ela se transforma em um gel, na proporção que você ingere com qualquer líquido.

Assim, ela hidrata o organismo, dando uma sensação de saciedade e diminuindo a velocidade da absorção de açúcar e gordura”.

HÁ CONTRA INDICAÇÕES SOBRE A CHIA ?

A chia está contra indicada para pacientes com determinadas condições intestinais e estomacais, por isso não se recomenda em casos de:

  • Diarreias frequentes, pois trata-se de um alimento muito rico em fibra;

  • Justamente por sua quantidade de fibra, os pacientes com diverticulose, cólon irritável que apresentam diarreias frequentes, quem sofre de obstruções intestinais e também as pessoas operadas ao cólon ou ao estômago recentemente devem evitar este alimento;

  • Hipertensos: as pessoas hipertensas, que já estão medicadas, não devem consumir a semente, já que ela possui propriedades que baixam a tensão arterial, o que pode levar a hipotensão;

  • Hipotensos: pelos motivos explicados para os hipertensos, os hipotensos não devem consumir a chia. As pessoas que padecem dessa doença podem sentir alguns desconfortos, como dor de cabeça, cansaço e muito sono, isso se deve ao fato da semente reduzir ainda mais a pressão arterial;

  • Pessoas que estão se medicando com anticoagulantes: o grão de chia contém Ômega 3 que, ao ter efeitos anticoagulantes, potencializa o efeito da medicação. É recomendado que você consulte um médico antes de consumir a semente.” E ainda alerta que os hemofílicos devem ficar longe dela, já que pode ocasionar hemorragias e hematomas pelo corpo;

  • Pessoas operadas no trato gastrointestinal: se sofreu uma operação seja no estômago, no cólon ou no intestino é melhor evitá-la. Pois a semente facilita o trânsito intestinal;

  • Doença Diverticular: deve-se evitar o consumo do grão pela quantidade de fibras que possui.

  • Síndrome do Intestino Irritável: nesse caso, deve-se evitar o consumo de qualquer semente.

OBS IMPORTANTE:

  • Câncer: segundo estudos realizados pelo Journal of Molecular Biochemistry, o consumo do grão diminui o risco de câncer de mama e de colo do útero. Porém, em 2009, a American Journal of Clinical Nutrition concluiu que existe um risco, ainda que pequeno, de que o consumo da semente possa desenvolver câncer de próstata.

1.705 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page