top of page

BLOG

O que faz um Nutricionista?


A Nutrição é uma ciência da área da saúde e de biológicas que forma profissionais capacitados para promover saúde à população.

O nutricionista administra e coordena programas de alimentação em hospitais, escolas, restaurantes comerciais, empresas, instituições de longa permanência, creches, entre outros.

O trabalho desse profissional é amplo. Dentre suas principais atividades, estão: promoção à saúde, definição de cardápios variados e equilibrados (individuais ou coletivos), garantia da qualidade de refeições, prescrição de dietas específicas para patologias, composição de equipe multidisciplinar em hospitais e participação em campanhas de alimentação.

Veja a seguir os campos de atuação de um Nutricionista:

- Nutrição Clínica

O atendimento clínico é realizado individualmente. O nutricionista faz um diagnóstico nutricional para elaborar uma dieta que atenda às necessidades do paciente. Para isso, investiga o estado de saúde do paciente, seus hábitos alimentares e seu estilo de vida.

- Nutrição Coletiva

Enquanto a nutrição clínica trata do indivíduo, a nutrição coletiva cuida da saúde de um grupo de pessoas. Neste caso, o nutricionista pode atuar em restaurantes, refeitórios, cozinhas industriais ou na área de vigilância sanitária.

- Nutrição Esportiva

A nutrição esportiva é voltada para pessoas que realizam algum esporte ou atividade física e tem como objetivo melhorar o desempenho físico dos atletas e otimizar a recuperação pós-exercício.

- Indústria de Alimentos

Em uma indústria de alimentos, o nutricionista controla a qualidade dos alimentos produzidos e acompanha todo o processo de produção.

- Marketing Nutricional

No marketing nutricional, o profissional faz uma análise do produto, identificando o público-alvo, e define a melhor maneira de informar o consumidor sobre a importância nutricional daquele produto.

- Pesquisa Científica

Na área de pesquisa, o nutricionista pode desenvolver novos alimentos ou pesquisar sobre os efeitos que determinado alimento exerce no organismo do ser humano. Ele pode realizar seu trabalho em laboratórios, indústrias alimentícias, institutos de pesquisa e universidades.

Fonte: www.guiadacarreira.com.br

https://nutrisoft.com.br

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page