top of page

BLOG

Fique de olho na gordura Trans


A Organização Mundial da Saúde - OMS estabelece que a ingestão diária máxima de gordura trans não deve ser superior a 1 % das calorias diárias ingeridas. Numa dieta de 2.000 calorias, por exemplo, isso equivale a 2,2 g de gordura trans. Mas o que é esse produto?

Segundo a Nutricionista Fernanda de Morais Cunha - CRN 3635, a gordura trans é um tipo especifico de gordura saturada formada por um processo de hidrogenação natural (ocorrido no rúmen de animais) ou industrial. A gordura vegetal hidrogenada não é a mesma coisa que gordura trans. A hidrogenada é um tipo especifico de gordura trans produzido na industria. O nome da gordura trans vem da configuração química que a gordura apresenta. O processo de hidrogenação industrial consiste na edição de hidrogênio nos óleos vegetais, ate que este se torne solido a temperatura ambiente. A hidrogenação é provocada peço aquecimento de óleos vegetais líquidos para solidificação em margarinas e gorduras para confeitaria.

Esse tipo de gordura de acordo com a nutricionista, serve para melhorar a consistência dos alimentos, dar um sabor mais acentuado, deixa los mais sequinhos, crocantes e apetitosos. Serve também para dar um prazo de validade maior aos produtos, aumentando a vida na prateleira. Por isso, elas estão presentes principalmente nos alimentos industrializados.

Mas o consumo excessivo de gordura trans causa alterações no metabolismo lipídico, aumentando o colesterol total e o LDL (colesterol ruim), alem de diminuir o HDL (colesterol bom). Com o aumento do colesterol, pode acontecer a obstrução dos vasos sanguíneos, causando doenças cardiovasculares. O excesso de gordura trans favorece o acumulo de gordura visceral, armazenadas entre as vísceras ou órgãos do corpo. Ela lembra que vale a pena verificar atentamente os rótulos dos alimentos industrializados e quantidade de gordura trans. A agencia de vigilância sanitária (Anvisa) determina que as empresas devem obrigatoriamente especificar esta informação nas embalagens, e o consumidor precisa fazer valer seus direitos.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page