top of page

BLOG

Saiba o que é Colelitíase ( pedra na vesícula), causas e tratamento:

Atualizado: 9 de set. de 2019


É a presença de pedras no interior da vesícula biliar. A vesícula é um pequeno órgão em forma de saco, localizado próximo ao fígado. Ela armazena a bile (um líquido amarelo esverdeado espesso produzido pelo fígado). Após a alimentação, a vesícula se contrai liberando bile ao intestino, esta entra em contato com o alimento, continuando a digestão iniciada pelo estômago. A função básica da bile é digerir as gorduras e ajudar na absorção de importantes nutrientes como as vitaminas A,D,E e K.

A colelitíase é frequente na população de 20 a 60 anos, principalmente em mulheres.

Causas

As pedras se formam quando há excesso de colesterol ou/e bilirrubina (A bilirrubina é uma substância alaranjada produzida quando o fígado decompõe glóbulos vermelhos velhos) sendo eliminado rapidamente. Excesso de bilirrubina pode indicar problemas no fígado, baço, nos rins ou na vesícula biliar.

As pedras formadas podem ser:

Pedras negras: Formadas por sais de cálcio e bilirrubina. Mais comuns em portadores de anemia, cirrose e infecções no trato biliar.

Pedras amarelas: Pedras de colesterol, mais comuns após perdas bruscas de peso. Podem ser esverdeadas se contem biliverdina, o precursor da bilirrubina.

Pedras marrons: Caracterizam a maior parte dos casos, cerca de 80%, contém colesterol, bilirrubina, sais de cálcio e bactérias.

Sintomas

A maioria dos casos não tem sintomas e o paciente nem sabe que tem a doença. Mas, quando os cálculos são grandes e/ou em muitas quantidades, os sintomas podem ser de dores intensas e súbitas, que podem durar minutos ou horas, dor no abdome e amarelão nos olhos.

Tratamento

Quando não apresenta sintomas, não se realiza tratamento, Mas, quando o caso é mais grave e o paciente sente fortes dores (cólica biliar), é feito uma cirurgia para remover a vesícula biliar.

Procure sempre um médico especialista.

761 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page