Saiba mais sobre o DIABETES MELLITUS

O diabetes mellitus é uma doença crônica caracterizada pelo aumento da glicemia plasmática. Quase 10% da população mundial sofre com essa doença. O diabetes está relacionado com várias complicações vasculares. O controle glicêmico adequado pode ajudar a diminuir a taxa de complicações da doença.

Dentre as principais complicações destacam-se:

Retinopatia diabética: caracterizada pelas alterações na retina dos olhos, com lesões nos vasos que irrigam esse tecido, podendo acarretar pequenos sangramentos e levar à perda da acuidade visual.

Nefropatia diabética: caracterizada pelas alterações nos vasos dos rins, causando a perda de proteína na urina acima dos valores normais; está frequentemente associada à hipertensão arterial, podendo levar a uma lenta redução da função do órgão com insuficiência renal.

Neuropatia diabética: comprometimento dos nervos, que leva a alterações de sensibilidade (aumento ou redução da percepção do tato, dor, temperatura etc.), principalmente nas pernas, pés e mãos.

Doença cardiovascular: comprometimento dos vasos que irrigam o coração (coronárias) e o cérebro (carótidas), podendo levar ao infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral, além de obstrução de artérias das pernas.

Pé diabético: ocorre quando existe perda ou alteração de sensibilidade nos pés, com comprometimento simultâneo da irrigação, podendo levar a úlceras e até quadro de amputação.

O bom controle da glicemia, bem como controle de outros fatores de risco como hipertensão arterial, aumento do colesterol, tabagismo e sedentarismo podem prevenir o desenvolvimento dessas complicações.