• NURI | Eletrofisiologia

Febre Amarela



O que é

A Febre Amarela é uma doença viral aguda causada pelo vírus da febre amarela. A transmissão da doença ocorre pela picada de um mosquito infectado pelo vírus, sendo mais comum o Aedes aegypti.

Por causar amarelidão no corpo e hemorragia em diversos graus, recebe o nome de febre amarela. A pessoa infectada permanece em estado de transmissão do vírus para mosquitos, por até sete dias após ter sido picada.

Sintomas

Normalmente o vírus causa sintomas em pessoas que nunca tiveram a doença ou que nunca tomaram a vacina contra febre amarela, podendo apresentar:

-Dores musculares, sendo mais intensas nas costas;

-Febre;

-Dor de cabeça;

-Perda de apetite;

-Náuseas e vômito;

-Vermelhidão nos olhos, face ou língua;

-Fadiga e fraqueza.


Apesar de ser considerado um vírus perigoso, a maioria das pessoas não apresenta sintoma e evoluem para a cura.

Tratamento

Não existe medicamento para combater o vírus da febre amarela. O tratamento é apenas sintomático e requer cuidados como repouso com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas, quando indicado. Nas formas graves, deve procurar uma Unidade de Terapia Intensiva.

Prevenção

A vacinação é considerada pela Organização Mundial da Saúde a forma mais importante de prevenir a febre amarela. Pois impede que a doença de espalhe mesmo em áreas endêmicas.

A febre amarela pode ser prevenida pela eliminação do mosquito transmissor, no caso, o Aedes aegypti. Veja como eliminar o risco:

-Evite o acúmulo de água;

-Coloque areia nos vasos de plantas;

-Coloque desinfetante nos ralos pequenos de cozinhas e banheiros;

-Limpe as calhas e reservatórios, como caixas d'água;

-Seja consciente com seu lixo, não despeje lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos.

Em casos de dúvidas, procure sempre um medico especialista. Nunca use remédios sem orientação médica. Se estiver com alguns dos sintomas prescritos procure uma unidade de saúde para esclarecimentos.

#febreamarela

15 visualizações

©   Eletrofisiologia Clinica. Todos os Direitos reservados.

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram