top of page

BLOG

Febre Amarela



O que é

A Febre Amarela é uma doença viral aguda causada pelo vírus da febre amarela. A transmissão da doença ocorre pela picada de um mosquito infectado pelo vírus, sendo mais comum o Aedes aegypti.

Por causar amarelidão no corpo e hemorragia em diversos graus, recebe o nome de febre amarela. A pessoa infectada permanece em estado de transmissão do vírus para mosquitos, por até sete dias após ter sido picada.

Sintomas

Normalmente o vírus causa sintomas em pessoas que nunca tiveram a doença ou que nunca tomaram a vacina contra febre amarela, podendo apresentar:

-Dores musculares, sendo mais intensas nas costas;

-Febre;

-Dor de cabeça;

-Perda de apetite;

-Náuseas e vômito;

-Vermelhidão nos olhos, face ou língua;

-Fadiga e fraqueza.


Apesar de ser considerado um vírus perigoso, a maioria das pessoas não apresenta sintoma e evoluem para a cura.

Tratamento

Não existe medicamento para combater o vírus da febre amarela. O tratamento é apenas sintomático e requer cuidados como repouso com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas, quando indicado. Nas formas graves, deve procurar uma Unidade de Terapia Intensiva.

Prevenção

A vacinação é considerada pela Organização Mundial da Saúde a forma mais importante de prevenir a febre amarela. Pois impede que a doença de espalhe mesmo em áreas endêmicas.

A febre amarela pode ser prevenida pela eliminação do mosquito transmissor, no caso, o Aedes aegypti. Veja como eliminar o risco:

-Evite o acúmulo de água;

-Coloque areia nos vasos de plantas;

-Coloque desinfetante nos ralos pequenos de cozinhas e banheiros;

-Limpe as calhas e reservatórios, como caixas d'água;

-Seja consciente com seu lixo, não despeje lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos.

Em casos de dúvidas, procure sempre um medico especialista. Nunca use remédios sem orientação médica. Se estiver com alguns dos sintomas prescritos procure uma unidade de saúde para esclarecimentos.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page