Síndrome de Guillain Barré - Saiba mais sobre a doença que tem se tornado cada vez mais frequente

O que é

A Síndrome de Guillain Barré (SGB) é uma doença autoimune, que ataca as células do próprio corpo. O sistema imune ataca as estruturas do Sistema Nervoso, causando uma inflamação dos nervos, gerando muita fraqueza muscular.

Os sintomas se desenvolvem rapidamente necessitando de cuidados médicos urgentes.

Não se conhece a causa específica da síndrome. No entanto, na maioria dos casos, os portadores manifestaram uma doença aguda provocada por vírus (citomegalovírus, Epstein Barr, etc.). Estando por tanto relacionadas às defesas/imunidade do próprio organismo, porque neste caso os anticorpos devido a um erro, atacam o próprio sistema nervoso periférico, destruindo a bainha de mielina que recobre os nervos, gerando os sintomas.

Os sintomas podem ser fraqueza muscular, acompanhada ou não de dormências, alterações da sensibilidade, como coceira, queimação, etc. Podendo iniciar os sintomas nas pernas, e havendo evolução da doença, a fraqueza pode atingir o tronco, braços, pescoço e afetar os músculos da face, da orofaringe, da respiração e da deglutição.

Tratamento

O tratamento conta com dois recursos: a plasmaférese (técnica que permite filtrar o plasma do sangue do paciente, como uma espécie de hemodiálise,) e a administração intravenosa de imunoglobulina para impedir a ação deletéria dos anticorpos agressores. Por ser considerada uma emergência médica, é de extrema importância a internação hospitalar já na fase inicial da enfermidade.

Procure sempre um Médico para maiores informações.