Neuralgia (Nevralgia) conheça esta patologia.

Atualizado: 14 de jun. de 2019

Caracterizada por dor intensa, incessante e aguda.

A nevralgia (neuralgia) é conhecida pela dor intensa que pode ocorrer em um ou em mais nervos do corpo humano.

Essa dor ocorre por conta de irritações ou danos que acometem os nervos que causam a nevralgia.

Nervo trigêmeo e sua ramificações

Tipos de nevralgia (neuralgia):

Nevralgia do trigêmeo: é caracterizado por uma disfunção no nervo trigêmeo (o nervo trigêmeo possui três ramos: o nervo oftálmico, o maxilar e o mandibular, sendo um nervo que controla a musculatura da mastigação e a sensibilidade facial), produzindo dor aguda e em forma de pontadas na distribuição de um ou mais ramos desse nervo.

Nevralgia do trigêmeo atípica: é caracterizado pela dor facial apenas de um lado podendo até chegar ao pescoço. A dor é constante e com sensação de queimação que pode ocorrer em distribuição restrita no início, mas que pode se espalhar para a parte lateral do rosto ainda não afetada.

Nevralgia occipital: é caracterizado pela dor persistente no crânio, com choque elétrico ocasionalmente na distribuição de nervos occipitais.

Nevralgia do glossofaríngeo: é caracterizado pelo déficit de sensibilidade na área que contém nervos glossofaríngeos, causando dor capaz de persistir entre os paroxismos álgicos.

Nevralgia pós-herpética: é a complicação mais frequente do herpes-zóster, caracterizando-se pela presença de dor tipo neuropática de pessoas que sofrem com o ramo. É conhecida por surgir em quase 15% dos pacientes que sofrem com herpeszóster.

Nevralgia Intercostal: A neuralgia intercostal é a dor ao longo dos nervos intercostais, que se localizam entre as costelas. Os nervos intercostais podem estar inflamados ou danificados devido a diversas causas, como traumatismos, infecções, danos causados por cirurgia e outras razões.

Nevralgia isquiática (ciática): A neuralgia isquiática, também conhecida como dor ciática, é caracterizada como dor na parte inferior das costas. Causas comuns são hérnia de disco na coluna lombar, estenose espinhal lombar e síndrome do piriforme.

Existem diversos problemas que podem causar a nevralgia, os mais conhecidos são:

• Uso de medicamentos;

• Diabetes;

• Infecções como HIV, sífilis, herpeszóster e doença de Lyme;

• Pressão nos nervos por ossos, ligamentos, tumores próximos e vasos sanguíneos;

• Porfiria;

• Insuficiência renal crônica;

• Trauma.

• Ainda existem casos em que a causa não é conhecida.

Sintomas da Nevralgia

Os principais sintomas da nevralgia são dores constantes e, quando tocadas, pioram. Além disso, há a sensação de queimação. O nervo afetado se torna mais sensível, causando fraqueza ou até mesmo paralisia dos músculos inervados pelo nervo afetado. Dependendo do nervo, dores nos dentes, na testa e até mesmo no globo ocular podem surgir.

Tratamento da Nevralgia

A primeira função do tratamento é aliviar a dor, que costuma se tornar desesperadora de tão forte que é. O tratamento inclui:

• Bloqueadores nervosos;

• Injeções locais de medicamentos para aliviar a dor;

• Procedimentos para diminuir a sensibilidade do nervo (balão de compressão, injeção de substâncias químicas, ablação com radiofrequência);

• Aplicação de toxina botulínica, que tem se tornado cada vez mais eficaz.

A aplicação de toxina botulínica é feita nos pontos de dores, trazendo alivio quase que de imediato ou após alguns dias de aplicação, além de não apresentar efeitos colaterais, melhora a qualidade de vida dos pacientes.

Oferecemos com excelência esse tratamento.

Se você se identificou com alguns dos sintomas citados nesse texto, entre em contato e marque uma avaliação médica.

6.377 visualizações0 comentário