• NURI | Eletrofisiologia

Exame de Eletrocardiograma

Atualizado: Jan 15

Saiba mais sobre o exame e as doenças que podem ser detectadas.




O Eletrocardiograma ou ECG é um exame feito para avaliar a atividade elétrica do coração, avaliando o ritmo, a quantidade e a velocidade das suas batidas. É um exame prático, rápido e não causa dor. Para fazê-lo, o paciente fica deitado numa maca, e serão fixados os cabos e pequenos contatos metálicos, que ficam ligados ao aparelho do eletrocardiograma.


Os contatos metálicos, que são os eletrodos, captam os batimentos do coração e o aparelho de eletrocardiograma desenha gráficos sobre as informações do coração, que são interpretados pelo médico especialista, podendo detectar possíveis alterações.


​O eletrocardiograma é capaz de detectar doenças como:


· Arritmias cardíacas: que podem acontecer por batimentos cardíacos acelerados, lentificados ou fora de hora, que podem apresentar sintomas como palpitações, tontura ou desmaios;


· Infarto agudo do miocárdio: que pode ser a causa de dor ou queimação no peito, tontura e falta de ar;


· Inflamação das paredes do coração: causada por pericardites ou miocardites, que podem ser suspeitadas quando há dor no peito, falta de ar, febre e mal estar;


​Este exame pode ser solicitado em consulta de rotina e também para acompanhar a melhora ou piora de doenças. Também pode ser indicado para verificar a saúde do coração quando o paciente apresenta outras condições.


​Aqui na NURI|Eletrofisiologia Clínica você pode marcar uma avaliação médica com um Cardiologista.


Consulte regularmente um médico cardiologista e mantenha sua saúde em dia.

23 visualizações

©   Eletrofisiologia Clinica. Todos os Direitos reservados.

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram