O que é ATM (Disfunção Têmporo Mandibular)?

Atualizado: 15 de jan. de 2020

Dores na ATM - bruxismo

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que cerca de 30% da população do planeta sofrem com disfunções da articulação temporomandibular (ATM). A doença é responsável por causar diversos problemas na complexa articulação que movimenta a mandíbula e os ligamentos, além dos músculos da mastigação, ossos maxilar-mandíbula, dentes e em estruturas de suporte dentário.

A ATM, é uma alteração da articulação têmporo-mandibular, que é responsável por unir o maxilar ao crânio. Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados.

Os principais sintomas incluem:

• Dor de cabeça logo ao acordar ou ao fim do dia;

• Dor na mandíbula e na face ao abrir e fechar a boca, que piora ao mastigar;

• Sensação de rosto cansado durante o dia;

• Não conseguir abrir a boca completamente;

• Ter um lado da face mais inchado;

• Dentes desgastados;

• Desvio da mandíbula para um dos lados, quando o indivíduo abre a boca;

• Estalos ao abrir a boca;

• Ter dificuldades em abrir a boca;

• Vertigem;

• Zumbido.

A D-ATM pode ser causada por muitos fatores, como acidentes, quedas nas quais a mandíbula ou o rosto foram lesionados, estresse, tensão muscular e até mesmo a postura podem influenciar em seu desenvolvimento. Existindo também, outras condições que contribuem para o transtorno, caso de predisposição genética, hábitos como roer unhas ou mascar chicletes constantemente e o bruxismo (quando a pessoa range os dentes durante o sono).

Como tratar

Existem diversos métodos para tratamento como: sessões de fisioterapia, massagem para relaxar os músculos da face e da cabeça, placas para uso noturno, aplicação de toxina botulínica, sendo esta última muito eficaz no tratamento de dores ATM.

A aplicação de toxina botulínica relaxa a musculatura que esta rígida, tensa e travada, diminuindo o apertamento e ranger de dentes, reduzindo a dor e inflamação da articulação causadas pela ATM | Bruxismo. Este tratamento é feito guiado pelo uso da ultrassonografia, localizando o músculo exato que deve ser aplicado, garantido um resultado satisfatório e aumento na qualidade de vida do paciente.

Oferecemos com excelência esse tratamento. Entre em contato e marque uma avaliação médica.